Dia do Servidor Público: prevenção de acidentes e doenças no setor


No último sábado, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a ANAMT destacou a importância de se subsidiar o desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no serviço público, bem como informar o combate a irregularidades no meio ambiente do trabalho em todo o Brasil.

De acordo com um relatório de auditoria sobre os controles na concessão de licenças médicas aos servidores do Governo de Mato Grosso, 46% dos afastamentos médicos são relacionados a transtornos de ansiedade e depressão. Em Brasília, a Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores (Subsaúde) fez uma pesquisa semelhante e concluiu que 60% dos afastamentos de sua força de trabalho são relacionadas a esses mesmos temas. A crise financeira pela qual o Brasil passa acentuou esse tipo de problema, especialmente em estados mais atingidos, como é o caso do Rio de Janeiro, já que a falta de atenção à saúde mental na autarquia é somada a questões como a deterioração do ambiente de trabalho e salários atrasados.

A qualidade de vida no trabalho muitas vezes é observada apenas pelo aspecto físico, mas a saúde mental é fundamental para que não apenas esses funcionários possam exercer seu trabalho de maneira plena, mas também para garantir a eficiência e o bom funcionamento dos serviços públicos.


MasterMed
Mastermed RS
Olá, deixe-nos uma Mensagem.