11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade


Obesidade: Como prevenir?

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.

E qual a melhor estratégia para prevenir a obesidade? A modificação do estilo de vida, incluindo alimentação saudável e prática de atividade física. Seguem 10 dicas:

1. Faça 5 a 6 refeições por dia, com intervalo de 3 a 4 horas;

2. Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras;

3. Evite comer frituras, massas, pães e doces em excesso. Diga não a alimentos processados e fast food;

4. Troque o refrigerante por suco de fruta natural ou água;

5. Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista;

6. Evite comer sentado em frente à TV ou computador;

7. Utilize mais vezes a escada, ao invés de elevador. Isso aumenta a queima de calorias;

8. Reduza o tamanho das porções dos alimentos;

9. Não faça compras de alimentos nos supermercados antes das refeições. Isso evita a compra de alimentos mais calóricos;

10. Baixe um aplicativo no seu smartphone que faça a contagem de passos e procure andar 10.000 passos por dia. Comece com um número menor de passos e aumente gradativamente.


MasterMed
Mastermed RS
Olá, deixe-nos uma Mensagem.