COMO PREVENIR ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL?


Todas as ações preventivas de segurança são importantes para reduzir os riscos de acidentes de trabalho. A segurança vem sempre em primeiro lugar e, com ela, o aumento da produtividade da operação, melhoria no clima organizacional, e a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Veja alguns pontos que podem ajudar a evitar acidentes na indústria:

Manter o ambiente de trabalho seguro: estabelecer um conjunto de medidas preventivas é o melhor caminho para proteger a equipe de acidentes a que todos estão sujeitos diariamente. Assim, os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são fundamentais para manter o ambiente de trabalho seguro. Alguns exemplos são os cones e faixas de segurança, placas de sinalização, sensores de presença, sirenes e alertas luminosos, cadeados e garras de bloqueio, bloqueios de disjuntores.

Oferecer EPIs para equipe: é obrigatório que as empresas forneçam aos funcionários os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para desempenhar cada atividade. A escolha do EPI deve estar de acordo com o grau de proteção exigido para a função inerente ao risco do equipamento.

Investir no treinamento da equipe: os funcionários precisam saber exatamente o que estão fazendo a todo o momento, portanto, seguir os processos. Assim, educar os trabalhadores sobre as atitudes preventivas é fundamental.

Conscientizar e manter um diálogo sobre o tema: a segurança precisa fazer parte do dia a dia dos trabalhadores. Então, além de treinamentos, vale a pena investir em conversas diárias (DDS), palestras e outros tipos de discussões para sempre deixar a equipe preparada.

Manter as manutenções em dia: a falta de manutenção preventiva aumenta muito o risco de acidentes, já que o trabalhador, ao tentar resolver um problema, pode se expor a situações que comprometem sua integridade física. Por isso, é muito importante desenvolver uma rotina de manutenções regulares de máquinas e equipamentos.

FONTE: Construct e Sienge

MasterMed
Mastermed RS
Olá, deixe-nos uma Mensagem.