Dor nas costas: aprenda a respeitar sua coluna


Responsável pela sustentação e movimentação do corpo, a coluna vertebral une delicadeza e resistência. É delicada porque entre suas 33 vértebras passa a medula espinhal – estrutura sensível que funciona como canal de comunicação entre o cérebro e as demais partes do corpo. É resistente porque representa 40% do tamanho do ser humano e proporciona a flexibilidade e os movimentos realizados pelo corpo.

Algumas posturas erradas são as maiores responsáveis pelas dores. Quanto mais tempo a pessoa passa nessas posições (por causa do trabalho, por exemplo), maior o risco.

  • Inclinar o tronco levantando peso
  • Sentar com o tronco inclinado para frente (corcunda)
  • Ficar sentado o dia todo (recomenda-se levantar a cada hora)
  • Ficar em pé o dia todo
  • Dormir de barriga para baixo

Tais posturas podem causar:

  • Compressão dos discos intravertebrais (espécie de amortecedores das vértebras). Com isso o disco pode extrasar e comprimir os nervos próximos, causando a hérnia de disco (e muita dor)
  • Encurtamento muscular na região – os músculos da coluna se prendem nas vértebras e, se ficam mais estreitos, os ossos se aproximam, comprimindo os nervos
  • Bico de papagaio – é a artrose da coluna, as más posturas podem favorecer um desgaste das cartilagens das vértebras. Isso causa degeneração
  • Alteração nas curvaturas da coluna, como hiperlordose e hipercifose (que também podem levar a compressão dos discos e degeneração das vértebras)
  • Obesidade, sedentarismo, traumas e envelhecimento também são causas comuns de dores nas costas.

Tratamento

É comum o paciente tomar anti-inflamatório, mas é um tratamento paliativo; Exercícios de alongamento são eficazes em alguns casos; Reeducação postural também ajuda; Praticar atividade física aeróbica regularmente atua como protetor, diminuindo a dor, flexibilizando a musculatura e liberando endorfinas; A má postura é a principal causa de dor.

Cuidados com a coluna no dia a dia: Posições corretas para dormir; Posições corretas ao volante; Problemas causados por bolsa ou mochila; Salto alto; Computador.


Dicas:

Ao fazer massagem na região do ombro e pescoço, mantenha o braço que está massageando apoiado, para não forçar a musculatura do outro lado. Você pode se sentar e apoiar o braço sobre a mesa.

Você pode usar uma bolinha de tênis ou do tipo antiestresse para massagear as costas. Pressione a bola contra a parede e vá deslizando nas costas, prestando mais atenção nos pontos de dor.


MasterMed
Mastermed RS
Olá, deixe-nos uma Mensagem.