eSocial entra em operação e exige atenção redobrada das empresas


O eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) entra em operação na próxima segunda-feira, dia 8, para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Em fase de testes desde o mês de agosto do ano passado, a plataforma concentra a prestação de 15 tipos diferentes de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias ao governo federal - atualmente informadas separadamente. Em janeiro, entram 13,7 mil empresas, com 15 milhões de trabalhadores, fornecendo dados cadastrais e as tabelas do empregador. Só em março entram os dados dos trabalhadores e os chamados eventos não periódicos, como demissões e afastamentos. As informações da folha de pagamento serão agregadas em maio, havendo ainda outras duas etapas, encerradas com os dados de saúde e segurança do trabalhador em janeiro de 2019. Julho é o prazo para as demais empresas estarem adaptadas, incluindo as pequenas e os Microempreendedores Individuais (MEIs) com funcionários. Este grupo, que abarca 4 milhões de empreendimentos e totaliza 23 milhões de trabalhadores, é o que mais preocupa, segundo especialistas, por ainda não ter começado a adaptação. Por fim, em janeiro de 2019, entram os órgãos públicos, com oito milhões de funcionários. A diferença é que esses dois últimos grupos vão cumprir as cinco fases de adesão ao eSocial em seis meses, em vez de ao longo de um ano, como acontecerá com as grandes empresas. A adesão à plataforma será feita em etapas, ou seja, há prazos diferentes para que as empresas entrem em conformidade com o Fisco, de acordo com o faturamento. Especialistas destacam que a maior parte das grandes empresas está pronta para o novo sistema e que a adaptação à ferramenta exige investimento em tecnologia, treinamento e organização dos dados da folha de pagamento. Eles alertam, contudo, que poucas empresas nas categorias de médias e pequenas estão avançando como deveriam para a entrada no eSocial em julho de 2018.

Resultado de uma ação integrada entre Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS e Ministério do Trabalho, além da participação do Sebrae, o eSocial funcionará como um banco de dados único, reunindo informações de 46 milhões de trabalhadores, de mais de oito milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. Dados sobre o número de empregados, demissões e contratações, acidentes de trabalho, guias de recolhimento de FGTS, da Previdência Social e outros estão entre as 15 informações agregadas na plataforma.

Fonte: Jornal do Comércio 


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