Faltam dois meses para a implantação do eSocial. Você está preparado?


No próximo dia 1º de janeiro, o eSocial entra em vigor. A mudança vai impactar a cultura das indústrias. Entenda melhor e prepare-se

Mudar a cultura de RH e gestão dentro das empresas. Este é o maior desafio da implantação do eSocial. A ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal vai unificar o envio de informações trabalhistas aos órgãos reguladores. A iniciativa envolve o INSS, os Ministérios da Previdência Social e do Trabalho, a Receita Federal e a Caixa Econômica Federal. 

O principal impacto está na regularização, adaptação e gestão dos contratos de trabalho. Acostumados a lançar dados em plataformas e servidores próprios, muitos profissionais de RH podem encontrar dificuldades ao utilizar o sistema, que é 100% online.

Com a implantação oficial do eSocial, informações incorretas ou inconsistentes serão barradas antes mesmo do envio. Um fator que pode acarretar em multas, penalidades e dificultar a contratação de novos trabalhadores.

A contadora Juliana Bampi explica melhor: “com o eSocial qualquer alteração feita no quadro funcional precisará ser informada em tempo real. O trabalhador não poderá ser admitido ou demitido sem que o arquivo com essas informações já esteja na base da Receita Federal”, alerta.

Calendário eSocial

01/01/2018 - Implantação para empresas e contribuintes com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016

01/07/2018 – Implantação para demais empresas e contribuintes

Você já tem um plano de ação?


MasterMed
Mastermed RS
Olá, deixe-nos uma Mensagem.